Vagas para (2) Mentoras do Programa DREAMS
Título da Posição: Mentora do Programa DREAMS
Localização: Província de Manica | Cidade de Chimoio
Reporta a: Coordenadora Juvenil do DREAMS
Contexto:
O programa PEPFAR DREAMS visa reduzir novas infecções por HIV entre raparigas adolescentes e mulheres jovens (AGYW) em áreas de alta prevalência. O programa aborda vários factores que tornam as AGYW particularmente vulneráveis a infeções por HIV, incluindo a violência baseada no gênero, a exclusão econômica e a falta de acesso à educação e aos serviços de saúde. O programa de Embaixadoras DREAMS, iniciado em 2016, foca-se no empoderamento das AGYW para que defendam os seus direitos, liderem intervenções DREAMS, e conectem os seus pares aos serviços essenciais. Ao longo do tempo, esta abordagem tem sido usada para defender os direitos das meninas, disseminar informações relacionadas ao programa e garantir que as mensagens de prevenção alcancem mais jovens ao nível provincial.
Neste contexto, pretende-se contratar intervenientes comunitárias na posição de Mentoras, que são figuras que se encontram na Comunidade e servem como elo entre a Comunidade, a Unidade Sanitária, Escola e a ANDA.
Funções e Responsabilidades:
Planificação
Coordenar e partilhar o seu plano semanal ou mensal com a Supervisora do DREAMS;
Formação de Clubes
Identificar as raparigas com critérios para o Programa e assegurar a sua inscrição e preenchimento dos termos de consentimento informado, devidamente assinados pela beneficiária DREAMS.Associação Nacional Para o Desenvolvimento Auto-Sustentado
Criar espaços seguros na comunidade e Escola para realização de encontros com as raparigas e formar clubes comunitários, observando a meta definida e assegurar a provisão de sessões em conformidade com os currículos aprovados no programa.
Garantir o preenchimento correcto das fichas de inscrição e assinadas pela mentora e supervisora.
Cadastrar e actualizar as fichas de inscrição das beneficiarias do programa DREAMS na plataforma electrónica.
Actualizar periodicamente as sessões dos currículos nos instrumentos de registo primário e electrónico.
Comparar os serviços preenchidos nos livros de registo com a plataforma electrónica, com o apoio da supervisora.
Completude do Pacote
Conhecer e dominar os requisitos para a completude do pacote primário para a faixa etária que assiste e priorizar serviços para as raparigas que estão próximas de completar o pacote.
Monitorar e encaminhar as beneficiárias referidas para os serviços clínicos, assegurando o acesso aos serviços.
Estimular as beneficiárias a participarem nas sessões de apoio e encaminhar para outros serviços em função das necessidades, assegurando a completude do pacote primário.
Arquivo
Manter os arquivos das beneficiárias do programa devidamente arrumados e os instrumentos de registo primário atualizados, nomeadamente a ficha de inscrição, o livro de sessões, guias de referência.
Supervisão e Encontros
Manter encontros semanais com a Supervisora para o balanço das atividades e verificação da conformidade dos registos, tanto nos instrumentos de registo primário assim como na plataforma Eletrónica do DREAMS.
Reportar à supervisora todos os constrangimentos inerentes a execução das atividades e desafios para a completude do pacote primário.
Agendar encontros periódicos de balanço e triangulação de dados para a verificação da completude de registos e harmonização dos registos na Plataforma do DREAMS.Associação Nacional Para o Desenvolvimento Auto-Sustentado
Outras Funções
Identificar beneficiárias com critérios para o PREP e emitir referências para a unidade sanitária.
Partilhar mensagens educativas sobre a importância de fazer o teste ou visitar as unidades sanitária quando necessário.
Identificar as raparigas adolescentes e mulheres jovens com histórias de sucesso identificar desafios e barreiras para ajudar a resolver tais problemas.
Realizar outras funções ligada a área ou ainda outras tarefas que lhe forem incumbidas pelos serviços.
Qualificações e Competências
Idade entre 18 – 28 anos.
12ª Classe concluída.
Excelentes habilidades de gestão de tempo, capacidade de realizar múltiplas tarefas e cumprir prazos.
Fluência na leitura, escrita e fala em português e língua local.
Falar a língua inglesa é uma vantagem.
Processo de Candidatura
As candidatas interessadas devem submeter em português o seu CV, indicando referências, e uma carta de motivação, para o seguinte e-mail: [email protected] até o dia 12 de Novembro de 2024, pelas 17:00 horas.
NB: “A vaga é aplicável apenas para mulheres com idades compreendidas entre 18 e 28 anos de idade”.
Aviso Legal
A ANDA (Associação Nacional para o Desenvolvimento Auto-Sustentado) informa que não cobra qualquer valor monetário em nenhuma das fases dos seus processos de recrutamento e não utiliza intermediários para o efeito.
Qualquer solicitação de pagamento ou cobrança em nome da ANDA deve ser considerada fraudulenta e deve ser reportada imediatamente às autoridades competentes. A ANDA se reserva o direito de tomar as medidas legais cabíveis contra qualquer tentativa de extorsão ou fraude relacionada ao uso do seu nome.